‘MasterChef’: Na reta final, participantes enfrentam críticos gastronômicos

8th agosto 2016   ·   0 Comentários

Raquel Novais já agradou uma das juradas

Rio – A um dia de mais uma disputa pelo título de ‘MasterChef Brasil’, reality exibido pela Band, os quatro cozinheiros que continuam na competição terão, amanhã, uma prova de fogo. A disputa tem tudo para aumentar a audiência da atração, que já conseguiu ficar na liderança do ibope por alguns minutos. Chegou a bater nove pontos durante 40 minutos.

Os concorrentes vão preparar pratos autorais para quatro dos mais renomados especialistas em gastronomia do Brasil: Ailin Aleixo (Portal Gastrolândia), Arnaldo Lorençato (Veja São Paulo), Luiz Américo Camargo (El País e Zero Hora) e Maria da Paz Trefaut (Valor Econômico).

Mas para isso, Bruna Chaves, Leonardo Young, Luriana Toledo e Raquel Novais precisarão ser mais profissionais do que nunca. E tem participante que já conquistou o paladar de um dos jurados.

“Gosto muito da pegada gastronômica da Raquel. Ela se interessa por insumos nacionais, ingredientes brasileiros. Isso é maravilhoso e valoriza a nossa gastronomia”, destaca Ailin Aleixo, que vai julgar o talentos do competidores, em uma das últimas fases da disputa.

Raquel serve os críticos Luiz Américo Camargo%2C Ailin Aleixo%2C Arnaldo Lorençato e Maria da Paz Trefaut

Raquel serve os críticos Luiz Américo Camargo, Ailin Aleixo,Arnaldo Lorençato e Maria da Paz Trefaut

Foto: Divulgação

Ailin revela que o único contato pessoal que teve com os competidores foi nas quartas de final. Na prática, segundo ela, os quatro são muito bem preparados.

“Por serem cozinheiros amadores, o nível das receitas é bom. Eles sabem o que é uma construção de um prato”, avalia a especialista, que, de todos os realities do gênero, o ‘MasterChef’ é um dos únicos programas que ela gosta, principalmente por ser bem dirigido e editado.

Ela ainda conta que gosta muito do jeito e do que Paola Carosella, que integra o corpo de jurados do MasterChef, traz para o reality. Para Ailin, Paola é a única profissional de todos os programas do mesmo estilo que traz assuntos relevantes para o público.

“Ela fala do desperdício de alimentos. Isso é muito bom. Como faz um ‘mise en place’ (preparo da receita) sem jogar fora parte dos ingredientes. Por exemplo, limpar a cenoura ou cortar o tomate usando todo o produto”, conta ela.

Mas não é só isso que Ailin gosta nos comentários da Paola. Outro ponto que ela considera interessante é que a profissional também valoriza a origem dos alimentos.

“Adoro uma das frases dela, quando diz que ‘as galinhas felizes’ são aquelas criadas soltas, com acesso a verduras e à luz solar. Outra coisa legal, é que a edição desta semana fala das plantas alimentícias não convencionais (pancs). Isso é interessante especialmente porque estamos num dos países que mais jogam comida fora. O programa leva consciência alimentar para as pessoas que estão assistindo. Isso é muito bom”, considera a especialista.

Nesta fase do reality, que vai ao ar todas as terças às 22h30, os participantes terão que preparar pratos autorais, o que não é mais tarefa de um amador. Quem vencer a prova garante uma vaga na semifinal. Na prova de eliminação, haverá a participação do chef Daniel Redondo, do restaurante Maní, em São Paulo. Os competidores deverão reproduzir pratos com polvo escolhidos pelo chef convidado.

LEIA TAMBÉM:

Readers Comments (0)