Maçã tem nutrientes que fazem detox no organismo, ‘conheça mais benefícios’

15th junho 2017   ·   0 Comentários

A fruta tem ação adstringente e ajuda a eliminar as impurezas do organismo; saiba quais são as variedades da maçã e os principais benefícios de cada

Quando pensamos em dietas detox, qual é a primeira coisa que vem em mente? Suco verde, provavelmente. Além de alimentos como a couve e o gengibre, a maçã é uma ótima opção para fazer uma faxina no corpo.

A maçã pode ser adotada na dieta detox, já que tem ação adstringente e ajuda a eliminar as impurezas do corpo

A maçã pode ser adotada na dieta detox, já que tem ação adstringente e ajuda a eliminar as impurezas do corpo

Foto: Shutterstock

A fruta tem ação adstringente no organismo e, por ser rica em vitaminas, fibras, água e antioxidantes, a maçã ajuda a eliminar as impurezas dor corpo, reduzindo a quantidade de colesterol “ruim” e de triglicérides no sangue.

Ao adotar a fruta na dieta, é preciso ter atenção porque, já que o alimento promove uma limpeza no organismo, também pode acabar abrindo o apetite. “A maçã deve ser combinada com outros alimentos e consumida na forma de sobremesa ou no lanche, com iogurte ou castanhas”, explica a nutricionista Renata Guirau.

Renata alerta também para o cuidado necessário na hora da escolha da fruta: a casca deve estar íntegra e o ideal é não existir sinais de entrada de bichinhos ou vazamentos de líquidos. Existem quatro variedades e todas são benéficas à saúde.

Verde

É a opção mais azedinha da fruta, além de ser a que menos contém carboidratos (uma unidade média tem entre 30 e 40 quilocalorias). Além disso, é a variedade que apresenta maior teor de fibras. A nutricionista indicar preparar saladas ou pratos que misturamcarnes com a fruta.

Gala

Algumas pessoas preferem a Gala por ser a mais docinha entre as opções, mas é preciso cuidado: essa é a variedade com maior teor de açúcar – em média 10 g por unidade. Também é o tipo mais rico em quercetina, composto funcional presente em todas as variedades da fruta que contribui para a prevenção de doenças do coração.

Fuji

Esta é a categoria mais seca e menos suculenta. Apesar do baixo teor de fibras, é a variedade que apresenta maior variedade de vitamina C.

Red

A red é a segunda variedade mais seca da fruta. Apresenta um teor de açúcar semelhante ao da gala e as unidades têm, em média, 10 g de carboidrato.

Para fazer em casa

Quer incluir a fruta na dieta, mas não consegue pensar em receitas criativas? Renata sugere cortar uma unidade da fruta em quatro pedaços e misturar com um suco de 1/2 limão, uma colher de café de canela em pó e dois cravos da Índia. Em seguida, o prato deve ser levado ao forno de microondas por 8 a 10 minutos. A maçã assada pode ser um ótimo lanche para se fazer entre as refeições.

LEIA TAMBÉM:

Readers Comments (0)