10 métodos simples e eficazes para tirar manchas de sangue

19th agosto 2017   ·   0 Comentários

Todo mundo já passou por isso ou ainda vai passar: você acabou de vestir a sua blusa novinha e, pelo motivo que for, de repente ela está com uma mancha de sangue.

Seja porque você se cortou na cozinha ou porque o boy acabou de fazer a barba, o fato é que a mancha está ali e você precisa agir rápido.

Aliás, este é um dos princípios da remoção de manchas de sangue: quanto antes você agir, melhor.

Outro princípio dessa tarefa é evitar o calor: água quente, secadora e ferro de passar são seus inimigos até que a mancha tenha saído completamente. Isso porque o sangue é rico em proteínas, e elas vão ficar ainda mais grudadas ao tecido se você aquecê-las.

Se você está diante de uma mancha de sangue e não sabe como removê-la, confira nossa lista de dicas a seguir:

1. Vinagre branco

Esta dica é útil para manchas de sangue que ainda não secaram. O truque é simples: aplique um pouco de vinagre branco na mancha, aguarde de 5 a 10 minutos e esfregue com um pano.

2. Água oxigenada

Aplique água oxigenada volume 10 sobre a mancha (de preferência que ainda não tenha secado), enxágue com água corrente e lave a peça como de habitual. Atenção: a água oxigenada por de descolorir os tecidos.

3. Coca-Cola

Você manchou sua roupa com sangue, está fora de casa e não tem nenhum produto de limpeza à mão? Então experimente aplicar um pouco de Coca-Cola na mancha. De preferência, deixe a mancha de molho no refrigerante durante a noite para obter um resultado melhor.

4. Amido de milho

Faça uma pasta de amido de milho e água fria, aplique sobre a mancha e esfregue suavemente. Deixe a peça secar em um local ensolarado. Assim que ela estiver seca, remova o resíduo do amido. Caso a mancha não tenha saído completamente, repita o procedimento.

5. Talco

Faça uma pasta de água e talco e aplique na mancha de sangue. Quando secar, remova o resíduo e verifique se a mancha saiu. Repita o procedimento se necessário.

6. Água salgada

O mais rápido possível, mergulhe a parte manchada em um recipiente com água fria e sal. Deixe de molho por 3 a 4 horas, esfregue a mancha com detergente líquido e lave normalmente.

7. Manchas de sangue em estofados

Para remover manchas de sangue do sofá ou do banco do carro, utilize uma solução com água e detergente. Mergulhe um pano nessa solução e esfregue na mancha até que ela seja absorvida. Depois, passe um pano somente com água para remover o detergente.

8. Manchas de sangue na madeira

Limpe a mancha com um pano molhado em água fria. Espere secar a aplique cera para madeira.

9. Como lavar manchas de sangue frescas

Se você já tentou remover manchas de sangue com um produto alternativo, mas não obteve bons resultados, é hora de recorrer a uma lavagem especial.

O primeiro passo é enxaguar a peça manchada com água gelada, esfregando o tecido para garantir que a água vai penetrar nas fibras. Se você não puder fazer todo o procedimento no mesmo instante, deixe a peça de molho na água fria.

Depois, lave a peça utilizando um produto removedor de manchas à base de oxigênio e deixe-a secar naturalmente, de preferência no sol, sem usar a secadora de roupas. Somente depois que a peça estiver seca é que você poderá ter certeza que a mancha realmente sumiu.

10. Como lavar manchas de sangue secas

Suas chances de conseguir remover uma mancha de sangue são maiores quando ela ainda está fresca, mas, se isso não for possível e ela já tiver secado, você pode experimentar este método.

O primeiro passo é molhar a mancha com água fria, agitando o tecido suavemente para que a água penetre nas suas fibras. Dica: não esfregue a mancha, pois, como o sangue está seco, elas podem se romper e rasgar sua peça.

Depois disso, deixe a peça de molho por algumas horas em uma mistura de água e um limpador à base de oxigênio. Por fim, lave sua peça normalmente e deixe-a secar ao ar livre. Pode ser necessário repetir a etapa de lavagem até a mancha sair completamente.

LEIA TAMBÉM:

Readers Comments (0)